segunda-feira, 2 de janeiro de 2012



Cantares 1v9 “ Como ás éguas dos carros de Faraó te comparo, ó meu amor.”

Na bíblia Sagrada encontramos: Epístola, cartas, profetas menores, profetas maiores, livros proféticos, livros históricos, e livros poéticos.
Este versículo bíblico que tomei como texto áureo, foi extraido de um dos livros poéticos, escrito pelo Rei Salomão, este monarca escreveu 3000 provérbios e 1005 cânticos.

Entre esses 1005 cânticos está incluso este cântico em pauta, o Rei Salomão neste livro de cantares,   expressa de forma poética, o seu amor e a sua admiração, pela sua querida esposa a Sulamita.
Más como toda a escritura é inspirada pelo Espírito Santo, este livro faz também alusão a Cristo e a sua amada igreja.

 O rei Salomão foi um historiador, e foi também poeta botâmico e zoólogo,  quando o Rei Salomão comparou a sua amada Sulamita como uma das éguas de Faraó, ele sabia que esta poesia iria deixa-la lisonjeada, e muito feliz.
Falemos um pouco das características, das éguas de Faraó.

Na linguagem bíblica quando vamos falar de um bom bálsamo, falamos do bálsamo de Gilead;
Quando vamos  falar de um bom cedro falamos do cedro do Libâno;
Quando vamos falar de uma cidade onde havia muito ouro e outras pedras preciosas, falamos da cidade de Ofir;
Quando vamos falar de um local própicio para batismo  no novo testamento, falamos da cidade de Enom, onde  João batizava,  porque havia muitas águas;

Quando falamos da origem das éguas que Salomão  comparou a sua amada Sulamita, ao mesmo tempo,  está falando das caractéristicas da Igreja, estamos falando da famosa cidade de Coa, esta cidade era exclusiva em exportação de éguas de raça, das quais Faraó usava em seus carros .


       Caractéristicas das éguas dos carros de Faraó

Elas tinham pedigriee "certificado de garantia",
um cavalo  de raça naquela época, custava 150 ciclo de prata, e uma égua custava 600, então era quatro vezes mais.
Salomão estava dizendo para sua amada, você tem muito valor! Você é uma mulher virtuosa.

E no sentido espiritual, mostra o valor imensurável da igreja. O apostolo Paulo escreveu em I corintios 6v20 ”porque foste comprado por bom preço”.
O apóstolo Pedro também  falou do valor da igreja,
 I Pedro capitulo 1 v 18,19.

Ás éguas passavam por um processo seletivo, e teriam que ficar confinadas em uma pequena báia, isto fala de separação, renuncia, e sacrifício.
Este processo durava aproximadamente um ano, sendo acompanhadas, e adestradas para fazer parte dos carros do rei Faraó.

A sua alimentação era diferenciada das demais éguas, elas comiam; feno,cevada,e centeio, alimentos nutritivos para fortalecer os seus músculos, e preparando-as para o árduo treinamento  físico.
No campo de treinamento havia muitos obstáculos, e eram preparadas para o campo de batalha, eram treinadas para nunca recuar diante das difilculdades, e  sempre obedecer  a voz do comando.

No sentido espiritual, para sermos usados pelo Senhor, precisamos viver uma  vida confinada na báia do Espírito, as éguas de Faraó não viviam como as demais, não faziam a sua própria vontade.
E só podemos militar legitimamente na obra de Deus, se vivermos uma vida de renuncia, ou seremos reprovados pelo Senhor.
Viver na baia é viver em oração, consagração, santidade, obediência, humildade, submissão.

A bíblia fala de pessoas que sairam da baia, e sofreram danos, por ex: Díná, Sansão, judas e muitos outros.
Mas Deus, sempre teve alguém pronto para fazer a sua obra, quando o profeta Elias pensou que só tinha ele, como profeta em israel, Deus ainda tinha sete mil homens que não tinham se curvado diante de baal.

O Senhor  Deus provou Jó, e foi glorificado através dele, porque sabía que ele vivia uma vida confinada em sua báia.
Jó foi provado e aprovado pelo Senhor.
A igreja precisa ter as mesmas características das éguas de Faraó, para puxar o carro da salvação!! Habacuque 3v8   
By Pr Dijalma Ribeiro -  Ass. Deus Boas Novas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.