quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Aonde está o teu irmão?


E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador Do meu irmão? Gênesis 4:9


Este texto bíblico, retrata de forma contundente, o nosso comprometimento com os nossos  Irmãos, e as demais pessoas. Irei Falar um pouco sobre três tipos de filosofia!!
Mas antes, vamos falar sobre a etimológica da palavra filosofia. 


Os gregos antigos usavam a palavra philos (ou philia) como sinônimo de "gostar de algo", "Sentir atração por algo", "nutrir amizade ou amor por alguma coisa". Às vezes philos também significava "sentir falta de", "querer buscar algo". Ainda hoje, quando alguém demonstra gostar 


de ajudar os outros seres humanos, esse alguém é chamado de filantropo. Antropo Significa humano ou humanidade. Filantropia significa amor pela humanidade.


E a palavra sophiaSophia que dizer o conhecimentoa sabedoria. Filosofar é amar, buscar a sabedoria e o conhecimento.  Vejamos a seguir três tipos de filosofias!

A filosofia do ladrão, a do sacerdote e do levita, e a do bom samaritano. 

A filosofia do ladrão é a seguinte: O que e meu, é meu. Mas o que é seu, pode ser meu.
A  filosofia do sacerdote e do levita. o que é meu é meu, e o que é seu, é seu. (ema,ema ema, cada qual com os seus problemas)
A filosofia do bom samaritano, o que é meu é meu, mas pode ser seu.

Este pensamento, está baseado no texto bíblico, do bom samaritano. Lucas cap 10 v21-35
A atitude do levita e a do sacerdote, não foi muito diferente da atitude de Caim
Nada fizeram em favor do homem,  que estava semi -morto.

O apóstolo Paulo adivertiu aos filipenses!!  Não atente cada um para o que é propriamente Seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 
Filipenses 2:4-5 como está o nosso sentimento para com o nosso próximo? 


Estamos agindo como o ladrão, que deixou o rapaz semi-morto?
Ou como o sacerdote e o levita, que não se importaram com o sofrimento alheio????


O nosso sentimento, deve ser semelhante ao sentimento do bom samaritano, que Interrompeu a sua viagem, desceu do se cavalo, untou o homem ferido, colocou em cima do Seu 


cavalo e foi a pé até a estalagem, pagou dois dinheiro, e ainda se comprometeu com os Demais gastos.  É com bastante pesar, que eu afirmo que na casa do Senhor, está sobrando "levitas e sacerdotes" e está faltando bons samaritanos!!! 


igreja do Senhor!!! vamos voltar ao primeiro amor.  



  
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.